LilySlim - Weight loss

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Meu caminho até a Bariátrica

Oi oi meninas!!

Dando seguimento ao post anterior, e atendendo a linda curiosidade da amiga que esta ficando gata, nossa querida Ninha, vou contar como funciona a bariatrica por aqui em Israel.

Primeiramente todos aqui tem direito ao plano de saúde, que é praticamente público, já que o valor que pagamos é tão mínimo, que digamos pela minha idade pago como R$30... Isso mesmo, equivalente a trinta reais... Consulta com medico geral não pago nada, mas já por exemplo a cada 3 meses preciso ir ao ginecologista para pegar receita para meu anticoncepcional, e paguei somente a primeira consulta o equivalente a 10 reais... Ridiculo né... Parece mais valor simbólico, afinal mais de 2 anos indo no mesmo médico e só paguei 10 reais... Alias aqui em Israel para comprar certos remedios, voce precisa da carta do médico (esqueci como se fala isso), não é para todos os remedios, mas muitos como anticoncepcional é obrigatório...

Não entendo muito bem como funciona isso, nem o pq de ser assim, mas...

Então, resolvi fz a cirurgia quando uma menina que trabalhava comigo comentou comigo que ia operar, pq eu não fazia... Fui no céu e voltei... Enchi a menina de perguntas, e quando ela falou que é gratuito, tive vontade de sair correndo para um hospital, me jogar na mesa de cirurgia e mandar o médico "meter a faca".
Sejamos francos, que obeso não quer que seja assim quando decide pela cirurgia né...

Eu na minha estadia no Brasil por 2 anos, pensei em fazer a cirurgia, até tentei, fui para Recife na casa de uma amiga que fez a cirurgia, os pais dela tbm fizeram, e como o médico era amigo do pai dela, iria ajudar, só que a espera seria de 1 ano... Sem chances de eu ficar 1 ano por lá. Então nesse momento deixei a cirurgia para segundo plano.

Então voltando...Depois da menina ter me explicado tudo o que eu deveria saber, dei inicio ao processo.
Marquei uma consulta com meu médico geral, e perguntei para ele o que eu teria que fazer para a cirurgia bariatrica, a resposta foi bem clara: "Basta voce me dizer que quer..." quase gritei "EU QUERO, EU QUERO!!!" e ele me deu uma carta de encaminhamento para um Gastro. Liguei no mesmo dia e marquei uma consulta. Mas no dia da consulta eu não tinha grana para ir, eu estava em Eilat, e o médico era em Tel Aviv, 5 horas de onibus, ou muita grana para ir de avião...

Depois conversando com o pessoal do trabalho, me falaram que era só eu marcar nova consulta, ir no meu plano e dizer que tenho consulta marcada e eles bancam o voo... Chorei glitter!! Na mesma hora, liguei, marquei a consulta e fui la pegar a passagem...Não pensem que os planos dão essa moleza para todos não...  Eles só pagam a passagem por Eilat ser uma cidade pequena, e não tem todos os médicos necessários aqui, só o mais importante... Os demais eles pagam a passagem... Exclusividade da cidade...

Fui na consulta, falei com o Gastro que queria fazer a cirurgia, ele me pesou, me mediu e viu que meu IMC estava dentro do critério (na época pesava 120kg  e tenho 1,70m de altura,o IMC era em torno de 40...) e me deu uma carta me encaminhando a uma psicóloga. E ele falou que a psicologa autorizando eu deveria mandar a autorização por fax, e ele daria a autorização dele.

Quando voltei a Eilat, fui no plano e pedi a consulta com a psicologa, e no dia da consulta mesmo sai de lá com a autorização dela, e logo mandei o fax para o médico...

Passado alguns dias, fui buscar a autorização com meu medico geral do gastro. Ele me explicou que só restava eu decidir que equipe de qual hospital eu gostaria de fazer... Gente eu não sabia se chorava ou se sorria. Eles me falaram que um dos melhores hospitais era o Ichilov, e foi ele mesmo que escolhi.
Eu teria que ligar para lá para marcar a consulta, acho que demorou uns 3 meses.

Para a consulta eu deveria levar uma autorização do plano de saúde, com essa autorização quer dizer que o plano irá pagar pela consulta, e deveria levar tbm exame de sangue. Com tudo em mãos, fui na consulta com  ansiedade a mil, lá a médica da equipe me deu uma folha com os muitos exames que eu teria que fazer e trazer os resultados para o endo da equipe...

Foram exames de sangue super detalhados, gastroscopia, ECG, raio X do torax, e desculpem, se teve mais não lembro.

Com os exames completos, masquei consulta com o endo da equipe, na consulta levei todos os exames, ele viu que estava tudo bem e autorizou para marcar consulta com o cirurgião. Coração veio na boca. Marquei a consulta para a data mais proxima existente que era no mes seguinte. Todas as consultas que tive o espaço de tempo entre uma e outra era de 1 mes.

Na consulta com o cirurgião levei meus exames, ele me explicou como funciona a cirurgia que ele achava melhor para mim, a Sleeve, explicou tudo o que vcs já sabem, e no final pegou meu telefone e falou que a secretária iria entrar em contato para marcar a data.
No dia pensei, "otimo, agora mais 1 ano até ligarem"... Fui para casa e pesquisei sobre o médico. O cara é foda!! Melhor escolha possivel... Ele estudou em varios paises como Alemanha, Suiça e França. varios cursos de especialização na bariatrica, e ele era o sub encarregado do setor.Ou seja, não era pouca coisa não...
Satisfeita com a decisão me restou aguardar, quando do nada, 3 dias dps a consulta, me ligaram e me deram a data e hora... Qse morri... Eram para 2 meses desde então!! Desde esse momento fiquei nervosa.

Lembrado que para cada consulta com a equipe, que foi pelo menos 1 por mes durante uns 4 meses, eu tinha que levar uma autorização do meu plano, por essa autorização cada uma eu pago como 15 reais, qse nada ne...

Então, 5 dias antes da cirurgia tive que ir ao hospital para fazer consulta com o anestesista e uma checada com os médicos da equipe nos exames para verem se não perderam nada. E claro, pela milesima vez contar que sempre fui uma criança gorda e uma adolescente obesa, sempre tentei dietas que fracassaram e que estava com medo de doenças que tem historico na familia como diabetes, pressão alta, derrame e por ai vai...

Chegado o dia da cirurgia (pesando 115kg), eles pediram para não comer nada nem beber nada apartir das 8 da manhã, e eu tinha que estar no hospital as 10... Na realidade fiquei nesse jejum desde a noite anterior, pois nessa manhã não consegui ingerir nada pelos nervos que eu estava.
Me levaram para o centro cirurgico as 17 hrs, e segundo meu namorado foram mais ou menos 40 min de cirurgia.
O resto já contei por aqui...

Queria agradecer pelos comentarios do post anterior... Vcs me emocionaram muito. Obrigada de verdade!!

Beijos!

17 comentários:

  1. Ai que legal. Sucesso e vamos em frente. beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa Rebeca, o sistema de saúde ai é mt mais eficiente do que o do Brasil!
    Adorei saber sua historia, de verdade, eu sou mt curiosa kkkkk
    Bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos ai vcs tem direito a reparadora... Aqui parece que não.. Mas enfim, parcelando tudo se ajeita...
      Bjos

      Excluir
  3. Ola Rebeca...parabens pela nova vida e que tudo se renove a cada minuto em sua vida!! Amo Israel estive ai as 15 anos e foi a melhor viagem da minha vida! bjss sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal...
      É um país maravilhoso ne?
      Bjo

      Excluir
  4. Amiga...
    Vou comentar pelos dois posts, o anterior e este..

    Como tu é corajosa hein menina??/!!!Tua história aí em Israel é mt bacana, quem não tem vontade de viver algo assim???De se buscar, de procurar o seu lugar no mundo e se encontrar...e de quebra achar o amor tb!!!!Muito bom demais né???

    Agora me diz...que maravilha a saúde por aí né???Igualzinho aqui no Brasil!!!kkkkk Uma assistência tão boa qt a nossa!!!!#sóquenão!

    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corajosa é a palavra chave... Volta e meia me pego pensando de onde tiro tanta coragem para essas estripulias..
      Bjos

      Excluir
  5. Nossa, como é barato ter um plano de saúde ai guria, gostei dessa parte, só achei demorado para fazer a ciru, eu demorei em torno de tres meses, foram muitos exames e laudo de 9 especialidades médicas, só por isso que demorou, caso eu não precisasse comprovar comorbidades, teria sido mais rápido um pouquinho, mas antes demorado do que nunca né, beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, antes demorado que nunca...
      Pelo menos estou aqui já a 3 meses após cirurgia... Demorou mais por a procura ser grande por esse médico, e o hospital é bem famoso por aqui, um dos melhores...Bjos

      Excluir
  6. a saúde brasileira eh muito diferente da de Israel, quem sabe um dia isso mude...Aguardo sua visita no meu Blog e Vlog onde conto tudo sobre minha Cirurgia Bariátrica (Gastroplastia ou Redução de Estômago).
    |Blog| http://isaclourenco.blogspot.com.br/
    |Vlog| http://www.youtube.com/100observacoes
    |Facebook| http://www.facebook.com/isacairescirurgiabariatrica
    |Twitter| https://twitter.com/IsacAires_
    |Instagram| http://instagram.com/isacaires
    |Email| isacaires@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um absurdo a saúde no Brasil... Uma vergonha! E veja bem, não é por falta de grana não hein... É descaso mesmo...

      Excluir
  7. adorei saber dessas informações!!!
    É legal ver como é a vida em um lugar totalmente diferente que vc mora!

    ResponderExcluir
  8. Rebeca, olá!!
    Vou dizer achei seu blog procurando receitas...kkkk
    E li tudooooo agora....Emocionante...E lindo...
    Operei agora dia 16/04 ou seja tenho 4 dias de operada...
    Pesava 97,200 no dia da cirurgia hoje estou com 92,200...
    Sou mais baixa que vc, minha altura 1,63...minha calça é 54!!!
    Estou na dieta líquida...Tá sinistro...Mas nada que eu não possa aguentar!!!
    Minha meta é 65kg e vestir 42!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só ter calma que essa fase passa rapidinho...
      logo logo vc chega na sua meta!
      Vc tem blog?
      Bjo

      Excluir
    2. Não...Já pensei em fazer...

      Excluir